Blog | Aquisição de Idiomas na vida adulta

Aquisição de Idiomas na vida adulta

Atualmente, de acordo com o Banco Mundial a expectativa de vida no mundo é de 72 anos em média, já no Brasil esse número chega aos 75 anos. Ao analisar este dado que tem aumentado gradativamente ao passar do tempo, existem alguns estudos que atribuem este avanço a diversos fatores dentre os quais um se destaca: a preservação do cérebro.

É normal que, da mesma maneira que nosso corpo envelhece, o cérebro também o faça, mas você sabia que existem alguns hábitos que ‘’turbinam’’ o nosso cérebro, atrasando esse processo? Esses hábitos são poderosíssimos e retardam o envelhecimento desse órgão, potencializando assim, não somente a longevidade de vida, mas uma vida com qualidade. Desse modo, uma das maneiras mais interessantes de exercitar o cérebro é aprender um novo idioma.

Apesar de existir um preconceito que faz com que as pessoas mais velhas por vezes sintam receio e incapacidade de aprender idiomas após certa idade, se pode afirmar que isso não passa de um estigma que deve ser superado. Na verdade, a melhor fase para aprender uma coisa nova é justamente quando se pode aproveitar este processo e tudo o que ele pode oferecer, ou seja, não existe uma idade limite para que isso aconteça. A aquisição de uma nova língua é um excelente desafio que contribui não somente para a quebra deste falso paradigma mas, ainda, traz consigo benefícios que mantêm a mente ativa pois, quanto maior a diversidade dos estímulos, mais ‘’afiadas’’ se manterão as capacidades cognitivas.

Por fim, seja por hobby ou pelo desejo de alcançar novas metas pessoais ou profissionais, as quatro habilidades desenvolvidas quando aprendemos outra língua – fala, audição, escrita e leitura – nos ajudam também a melhorar a comunicação até mesmo em nossa língua materna e nos permite viver novas experiências e abranger nossas conexões sociais, pois cada idioma carrega consigo diferentes culturas.

Não podemos esquecer que a mente é o que rege o nosso corpo, e portanto, precisamos sempre desafiá-la, parafraseando o romancista britânico George Eliot: ‘’Nunca é tarde demais para ser aquilo que sempre se desejou ser’’. Aprenda um novo idioma! Abra a mente para um novo mundo!

 

Escrito por: Pierre Targino

DATA

15/03/2021

Compartilhe

Outros Artigos

Aquisição de Idiomas na vida adulta...

Atualmente, de acordo com o Banco Mundial a expectativa de vida no mundo é de 72 anos em média, já no Brasil esse número chega aos 75 anos. Ao analisar este dado que tem aumentado gradativamente a...

O poder das línguas no desenvolvimento ...

As crianças são desbravadoras por natureza. Desde o nascimento, cada pequeno estímulo torna-se um grande aprendizado. Até mesmo o idioma que é falado no ambiente em que moram - ainda que os adult...

Descubra aqui algumas vantagens que apre...

‘’Saudade’’, ‘’brainstorm’’, ''dépaysement'', ‘’commuovere’’, ‘’Glückspilz” e ‘’sobremesa’’ são algumas palavras curiosamente i...

Newsletter

Quer dicas e descontos especiais?
Cadastre-se!